Década de 90

The nineteen nineties

Aqua

Aquarium ©MCA Records

Pouco antes de começar a pesquisar para fazer este post, estava a pensar em começar com “Os Aqua foram um one hit wonder dos anos 90″, sem me aperceber de que estava errado…

Originalmente formado em 1989 o grupo constituido pela Lene Nystrøm, pelo René Dif, Søren Rasted, e Claus Norreen chamava-se Joyspeed, mas não teve sucesso. Então decidiram alterar algumas coisas como o nome da banda e o tipo de música , virando-se para o bubblegum pop (ou bubblegum dance, dependendo do ponto de vista).

Em 1997 lançaram o single que os viria a tornar conhecidos por cá e em grande parte do mundo, Barbie Girl, que continha no refrão uma frase que ficava bastante no ouvido “Come on Barbie, let’s go party! Ah-ah-ah-yeah“, mas ao longo da música também tinha outras que pelos menos de vez em quando me lembro como “Life in plastic, it’s fantastic!“. Embora não fosse óbvio para toda a gente na altura, e muito menos para mim na minha doce inocência a música estava cheia de segundos sentidos e insinuações sexuais.

 Aqua ©? mce_tsrc=

Não contente com a paródia à boneca a Mattel processou a editora da banda, por achar que a música sujava a reputação da marca Barbie, o juiz responsável decidiu de forma contrária.

Mas tal como tinha dito na primeira frase, eu pensava que eles tinham mesmo sido um one hit wonder, mas descobri que afinal eles também são responsáveis pelos conhecido My Oh My (que podem ver um bocadinho mais abaixo). Para além disso ainda reconheci ligeiramente mais uma música chamada Doctor Jones.

Os videoclips têm todos um ar bastante coerente com algum tipo de história, mas também como estavam ligados a uma editora conhecida é normal que tenham tido um orçamento jeitoso para cada um deles.

Para finalizar, uma notícia, os Aqua no final de Outubro anunciaram que planeam reunir-se de novo, para fazer uma tour de concertos embora não queiram lançar um terceiro álbum não descartam a possibilidade de lançar um novo Greatest hits, com novos arranjos de canções já existentes.

Barbie Girl

My Oh My

Doctor Jones

Links adicionais: Wikipedia; Letra de Barbie Girl; Letra de My Oh My; Letra de Doctor Jones.

7 Novembro, 2007 - Posted by | Música

1 Comentário »

  1. a reputação da barbie já não estava suja depois da invenção da sua versão insuflável?

    Comentar por Manuel Reis | 10 Novembro, 2007 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: